top of page
Buscar

Redes sociais para empresas: em qual devo investir?

  • Foto do escritor: Lilian Rockenbach
    Lilian Rockenbach
  • 8 de out. de 2019
  • 7 min de leitura

Atualizado: 9 de out. de 2019


Com o auxílio de estratégias do Marketing Digital as empresas estão otimizando seus recursos e criando ações com ótimos resultados. Nesse sentido, as redes sociais para empresas se tornaram ferramentas fundamentais, permitindo alcançar um enorme público, atrair novos consumidores e criar autoridade para a marca.


Se você deseja conhecer as melhores redes sociais para o seu negócio, confira nosso post de hoje. Aqui vamos mostrar as melhores opções para os setores de vinhos e cervejas, imóveis e educação. Boa leitura!


Qual a importância das redes sociais para empresas?


Segundo a MarketingSherpa, 95% dos adultos entre 18 e 34 anos seguem marcas nas redes sociais, mas todas as faixas etárias apresentam percentagens acima dos 70%. Ainda que a pesquisa tenha sido feita no mercado americano, a tendência não é tão diferente no Brasil. O país é responsável por 10% do tempo gasto nas mídias em todo o mundo, ficando em segundo lugar, atrás apenas dos Estados Unidos, de acordo com a ComScore.


Hoje em dia, com o avanço tecnológico, a facilidade de acesso à internet e as mudanças na jornada do consumidor, as redes sociais são uma oportunidade de conquistar o público-alvo nos primeiros momentos, por meio de conteúdo de qualidade, informação e interatividade, sem excesso de anúncios.

Aliás, propagandas são consideradas disruptivas e há pessoas que instalam softwares específicos para bloquear anúncios. As redes sociais são um caminho para estar presente onde o público-alvo está e contornar a situação.


É importante dizer que essa iniciativa não anula outras estratégias, como o envio de e-mail marketing e comerciais na TV. A integração entre mídias vem ganhando mais força e é uma ótima maneira de engajar a audiência em múltiplos canais.


Quais as vantagens da presença de empresas nas redes sociais?


A importância das redes sociais para empresas pode ser percebida mais facilmente se analisarmos como as ações podem fazer parte das demais estratégias. Veja como elas podem ser integradas:


Tráfego para o site

As mídias sociais podem ser uma porta de entrada para o site da empresa e contribuir nas estratégias de conteúdo em um funil de marketing. Você pode inserir links em seus posts e perfis, e posteriormente, gerar leads.


Construção de autoridade

Publicar conteúdo de qualidade nas redes sociais é uma maneira muito eficiente de se posicionar como autoridade, o que pode ser feito por meio de vídeo aulas no YouTube, artigos no blog ou dicas no Stories do Instagram, por exemplo. O importante é mostrar que a sua empresa entende do assunto.

O relacionamento é muito importante para a fidelização de clientes e interagir nas redes sociais é muito fácil. Aproveite o ambiente descontraído para publicar conteúdos interessantes às personas, responder seus comentários e, até mesmo, prestar atendimento. Além de estar presente no dia a dia do consumidor, você poderá entender necessidades, hábitos e opiniões.


Divulgação

As mídias são uma ótima maneira de divulgar seus conteúdos. O Twitter, por exemplo, é uma das melhores redes sociais para empresas compartilharem artigos e materiais, devido à sua praticidade e aceitação de links.


Em redes sociais como o Facebook, Instagram e LinkedIn, é possível segmentar anúncios de uma maneira fantástica, levando em consideração a idade, gênero, localização e até os interesses das personas. Em geral, o valor é baixo e os resultados costumam ser bons.


Mensuração

Uma grande vantagem das estratégias em redes sociais é o poder de mensuração de campanhas e análise de retorno sobre o investimento (ROI). Os aplicativos e sites têm seus próprios painéis de análise. O Google Analytics pode oferecer uma ajuda adicional na geração de insights sobre a origem da audiência, quantidade de leads e conversões.


Como utilizar redes sociais para empresas?


As redes sociais tornaram-se parte do nosso cotidiano. Uma pesquisa do Facebook demonstrou que 102 milhões de brasileiros se conectam pela plataforma todos os meses. Esse dado mostra o grande potencial dessas ferramentas.

Porém, para uma empresa, não basta criar uma página ou perfil e esperar a mágica acontecer. É preciso empenho e dedicação. As redes são dinâmicas e exigem acompanhamento.


Os consumidores usam o espaço para tirar dúvidas, avaliar depoimentos de clientes e para comparar marcas. Então, é necessário estar presente, interagir, ouvir e responder às solicitações.


No primeiro momento, contudo, uma dúvida surge entre os empreendedores: “em qual rede social devo estar presente”? Para responder a essa questão, a seguir vamos falar um pouco sobre cada uma. Acompanhe!


Como funciona o Facebook?

O Facebook é a maior rede social do mundo, com mais de 2 bilhões de perfis ativos, dos quais, quase 100 milhões são brasileiros — que ocupam o terceiro lugar, perdendo apenas para os Estados Unidos e a Índia.


Sua plataforma permite a divulgação de diferentes tipos de mídias — como textos, vídeos e fotos. Além disso, ele permite patrocinar campanhas, colocando anúncios e publicações em destaque, aumentando o alcance das ações. Muitas vezes ele acaba sendo a mídia mais importante na estratégia de marketing nas redes sociais de muitas organizações. 


É uma ótima ferramenta para manter contato com clientes, atrair novos consumidores, identificar oportunidades e até mesmo fazer o atendimento ao público. Alie o seu marketing de conteúdo com o Facebook, divulgando materiais relevantes ao público! Embora o número de pessoas que tenham usado a rede social esteja cada vez menor, fazer marketing no Facebook ainda é uma ótima oportunidade!

Confira como trabalhar com o Facebook:

As fan-pages são mais indicadas para empresas, sendo possível incluir seu nome, site, endereço e horário de funcionamento, por exemplo. O empresário que sabe como fazer marketing no Facebook consegue utilizar a rede social de forma mais precisa e, assim, ganha mais visibilidade online para sua marca, interação com seu público, aumento no tráfego do site e vendas, entre outros benefícios.


Como fazer marketing no Facebook

Para tirar melhor proveito das funcionalidades da rede social, o gestor precisa seguir algumas boas práticas, como você pode conferir com as dicas a seguir:


Planejamento

O primeiro passo para fazer marketing no Facebook é definir as metas, os objetivos e um cronograma de ações. O empresário precisa saber o que será feito, quando, por quem, para quem, quanto custará e quais são as métricas e indicadores de desempenho.


  • Use o Audience Insights para conhecer o perfil e as preferências do público-alvo e segmentar as campanhas de marketing na rede social.


Conteúdo

É importante publicar conteúdo que não esteja somente relacionado à marca e a suas soluções. Uma agência de turismo, por exemplo, passa muito mais valor ao consumidor indicando destinos de viagem para conhecer, dando dicas sobre escolha de restaurantes e de como utilizar câmeras profissionais do que oferecendo pacotes de maneira aleatória.

É claro que a publicação de conteúdo sobre a marca também é importante, afinal de contas, a empresa está na rede social para, também, gerar oportunidades de venda. Algo em torno de 25% de posts institucionais é perfeitamente aceitável.

Quem não tem conhecimentos em imagens e vídeos pode contar com bancos online, como Pexels e Pixabay.


Anúncios

O Facebook Ads permite uma segmentação de público-alvo avançada, levando em consideração gênero, idade e localização, por exemplo, como poucas soluções no mercado. É possível, mesmo com baixos investimentos, alcançar a audiência ideal, de acordo com seu perfil e o funil de marketing e vendas da empresa.


O ideal é que a publicidade seja criada no Ads Manager. Os formatos variam de acordo com o objetivo. O Facebook Canvas, por exemplo, proporciona uma experiência excelente para apresentar produtos. Já as coleções são mais eficazes para a venda, ajudando e-commerces.


Grupos

Outra maneira de ter mais alcance é por meio dos grupos, que podem ser vinculados à fan-page e que passaram a ter mais relevância na rede social. É importante evitar propaganda em excesso também nesse ambiente, buscando engajar melhor a audiência, por meio de discussões, webinários exclusivos e estratégias de fidelização.


Atendimento

O atendimento ao cliente é outro ponto forte do Facebook, que é mais bem realizado na própria fan-page, em que o consumidor pode enviar dúvidas e receber respostas, algumas delas automáticas, configuradas pelo gestor. Aliás, quem responde com rapidez ganha um distintivo que destaca sua agilidade e o tempo médio de atendimento ao cliente.

Como mensurar os resultados do marketing no Facebook

Na aba Informações, que fica no canto superior da fan-page (quando acessada com um perfil de gerenciador), é possível analisar a performance geral da página, enquanto que relatórios permitem analisar as propagandas. Os dados ajudam a criar testes e otimizar campanhas, a fim de obter retornos sobre o investimento mais interessantes.


O marketing nas redes sociais exige planejamento e estratégia, além de ter um bom relacionamento com a audiência, prestar um atendimento excelente e evitar anúncios em excesso.

Como funciona o LinkedIn?

LinkedIn é a maior rede social corporativa do mundo — ideal para buscar leads qualificados. Quando se trata de profissionalismo, o LinkedIn é um dos principais sites da atualidade e costuma ser bastante utilizando em casos de recrutamento.


Porém, há muito mais que a plataforma pode oferecer, como interação com decisores de grandes empresas e atualização do perfil do público-alvo. O objetivo do LinkedIn é estimular os contatos profissionais, facilitar a busca por candidatos, contatos e vagas de emprego.


Os perfis pessoas funcionam como uma espécie de currículo com um resumo, foto e informações diversas acerca do candidato, como experiências anteriores, cargo e habilidades.


A rede social também tem grupos para discussões sobre temas, geralmente relacionados à negócios e ajuda na construção de uma marca pessoal ao mesmo tempo em que fortalece sua empresa no mercado.


Quais as vantagens do marketing no LinkedIn?

Um dos grandes benefícios de usar o LinkedIn é poder buscar por empresas, profissionais, grupos e instituições de ensino e filtrar os resultados utilizando informações como cargos, localidade e setores. Para quem é assinante e tem uma conta Premium, ainda há vantagens adicionais, como o envio de mensagens diretas.

Sabe quando você tenta vender uma solução para uma empresa por meio de prospecção ativa, mas não consegue contato com o proprietário ou outra pessoa com poder de decisão? No LinkedIn fica mais fácil transpor algumas barreiras de atendimento e iniciar uma conexão com um gestor.

Aliás, esse é outro grande benefício do marketing no LinkedIn: networking. Ainda que o seu objetivo não seja comercial, a rede social ajuda você a aprender com outros profissionais, compartilhar conteúdos, dicas de qualidade e se manter atualizado sobre as mudanças do mercado.


Como tirar melhor proveito das funcionalidades do LinkedIn?

Além da conexão que você pode fazer com profissionais da área e possíveis futuros clientes, o LinkedIn também é uma ótima maneira para entender melhor o público-alvo. Isso facilitará a criação de campanhas de Marketing Digital nas redes sociais ou não.


Você já conhece bem as suas personas? Então fica mais fácil posicionar a sua empresa no mercado com a ajuda da internet. Primeiro entenda que o LinkedIn não é como as demais redes sociais, pois tem um caráter mais profissional. Dito isso, evite a publicação de memes e brincadeiras — a não ser que essa seja uma característica da sua marca.


O LinkedIn é uma ótima plataforma para divulgação de conteúdo de qualidade, gerando valor ao público-alvo e posicionando o profissional como especialista em seu nicho de atuação. Para isso, podem ser publicados artigos, imagens, vídeos ou mesmo atualizações de status compartilhando informações interessantes, ideias, opiniões ou algo sobre o seu dia a dia na empresa.

A publicação de conteúdo em status de perfis pessoais ganha destaque devido ao algoritmo do LinkedIn e, portanto, deve ter prioridade. Quando você compartilhar informações que ajudem ou agradem sua audiência, deverá ganhar curtidas,

compartilhamentos e comentários e, assim, solicitações de conexão e novos seguidores.


Outras maneiras de divulgar conteúdos no LinkedIn é por meio de anúncios segmentados, grupos de discussão e nas Company Pages, que são os perfis empresariais.



Quer fortalecer a presença de sua empresa nas redes sociais? Essa é uma das nossas especialidades, entre em contato e saiba como podemos te ajudar: 11.95138-6827

 
 
 

Comments


© 2024 por Lilian Rockenbach

bottom of page