Opções de publicidade no Facebook
- Lilian Rockenbach
- 9 de out. de 2019
- 3 min de leitura

Você já deve saber que o Facebook já se tornou uma importante ferramenta de marketing para as empresas. Isso porque é a maior rede social do planeta, conta com mais de dois bilhões de usuários e oferece soluções de publicidade bastante convenientes. No Brasil, somos mais de 60 milhões de usuários, uma audiência comparável somente com a da televisão.
Mas antes de realizar qualquer campanha de publicidade na rede social, é preciso obedecer as regras de utilização da plataforma. Veja a seguir todas elas:
Facebook Ads
Com o Facebook Ads é possível promover as próprias páginas criadas na rede, você pode divulgar um site, ofertas, conteúdos e muito mais usando anúncios simples com fotos ou vídeos de curta duração. Determinar o tipo de interação que você deseja é uma parte importante dentro da estratégia de anúncios, por exemplo aumentar o número de visitas em um site ou fazer com que mais usuários curtam a sua página.
Segmentar o público-alvo é o primeiro passo para determinar o orçamento de uma campanha. Fatores como o alcance geográfico e o tamanho da audiência, bem como outras características demográficas e sociais estão envolvidos no sistema de leilões de anúncios.
Histórias Patrocinadas
Você já deve ter percebido que algumas das interações realizadas por seus amigos em certas páginas apareçam em destaque no Feed de Notícias. Essas são as Histórias Patrocinadas e servem tanto para promover uma página do Facebook, como um aplicativo ou evento.
Quando os usuários utilizam o botão Curtir para recomendar uma publicação isso quer dizer que de alguma maneira eles se importam ou endossam o conteúdo que foi compartilhado. O algorítimo do Facebook entende que quando muitos usuários compartilham ou curtem o mesmo conteúdo, esse conteúdo é relevante e pode ser mostrado para outras pessoas que não estejam em sua página, por exemplo.
Publicações Promovidas
Uma maneira de impulsionar o engajamento em sua página é aumentar o número de fãs que irão visualizar as publicações feitas por você. Promover as publicações faz com que todos os usuários que curtiram sua página vejam nos seus Feeds de Notícias o conteúdo que você publicou. Quando seus fãs curtem, compartilham ou comentam sua publicação, os amigos dos seus fãs também veem essa interação.
É bom lembrar que o algorítimo (EdgeRank)* do Facebook prioriza que as publicações de amigos e familiares apareçam no feed de seus fãs, principalmente os que eles mais interagem, portanto páginas de marcas e empresas têm que se esforçar ainda mais para aparecer espontaneamente no feed de notícias dos usuários, a não ser que você pague pra isso.
Com isso, empresas que investem na produção e distribuição de conteúdos relevantes para seu público dificilmente serão penalizadas por esse tipo de mudança, em contrapartida, quem perde, nesse caso, são as páginas que não se planejam para investir em tráfego pago. Elas tendem a entrar no esquecimento.
Nesse contexto, é importante entender que tráfego pago é investimento!
E qual a melhor maneira de aumentar seu alcance?
O tráfego orgânico do Facebook praticamente acabou. E se você for depender disso, o seu negócio corre sério risco. Seguem algumas dicas:
Primeiro, defina um orçamento.
Publique mais de um anúncio e vá acompanhando o que dá certo e o que não dá.
Ofereça um conteúdo de qualidade e relevância.
Defina o melhor horário.
Pesquise e tenha certeza de que conhece a sua persona, ou seja, seu público alvo.
Criatividade é fundamental , produza um material atrativo.
Incentive seus seguidores a configurar para receber o conteúdo da sua página em primeiro lugar no feed.
Tente diversificar os meios nos quais você distribui esse conteúdo. Isso pode te ajudar a interagir melhor e ainda conseguir mais clientes.
Quer fortalecer a presença de sua empresa nas redes sociais? Essa é uma das nossas especialidades, entre em contato e saiba como podemos te ajudar: 11.95138-6827
* EdgeRank é o algoritmo do Facebook que, basicamente, organiza e ordena quais posts você acompanha no seu feed de notícias
Comments